O que é um acumulador? Como ele funciona? Como escolher o modelo ideal? Descubra tudo isso aqui!

Qual é a função de um acumulador hidráulico?

Para que serve um acumulador hidráulico?

Quais são os tipos de acumuladores hidráulicos?

Acumulador hidráulico por peso

Acumuladores hidráulicos por mola

Acumuladores hidráulicos hidropneumáticos

Qual é a função de um acumulador hidráulico?

Os acumuladores de pressão, também conhecidos como acumuladores hidráulicos, são equipamentos capazes de armazenar o óleo hidráulico pressurizado em sistemas industriais.

Para que serve um acumulador hidráulico?

Existem operações que exigem um pico na vazão do óleo hidráulico. Porém, esse pico dura apenas alguns segundos e reforçar todo o sistema hidráulico para atender a esta breve demanda acaba gerando desperdício de energia elétrica e aquecimento do óleo.

Uma forma de resolver este problema é utilizar o acumulador hidráulico: Este equipamento vai acumulando aos poucos uma quantidade de óleo pressurizado, que então é liberado somente no momento necessário, gerando mais eficiência e economia para o processo.

Além disso, este dispositivo é usado para absorver choques, manter a pressão, dispensar líquidos e proporcionar energia de reserva para a bomba principal.

Quais são os tipos de acumuladores hidráulicos?

Os acumuladores hidráulicos são basicamente carcaças com elementos que geram energia potencial , e que variam de acordo com a forma que são carregados. Quando essa energia é convertida em trabalho, é possível obter o aumento na vazão do óleo hidráulico. Atualmente existem 3 tipos de carregamento: por peso, por mola e hidropneumáticos.

Acumulador hidráulico por “peso morto”

O acumulador hidráulico por peso funciona através de grandes pesos que criam a pressão no líquido através da gravidade. Esses pesos podem ser feitos de diversos materiais, como ferro, concreto e até mesmo água acondicionada.

Este modelo não é muito popular por ser muito grande e também devido à inflexibilidade na montagem, pois geralmente é montado na vertical, mas possui o benefício de atender várias máquinas simultaneamente. Por isso, costumam ser aplicados em usinas de aço e centrais de sistemas hidráulicos.

Um exemplo prático de trabalho deste tipo de acumulador pode ser encontrado próximo ao Bristol Harbour Hydraulic Engine Building: os portões de fechamento da Bacia de Cumberland. A água é bombeada do porto para um tanque coletor e, em seguida, alimentada por gravidade para as bombas. A pressão de trabalho é de 750 psi (5,2 MPa, ou 52 bar) e foi usada para alimentar os motores dos guindastes, pontes e portões do porto de Bristol.

Acumuladores hidráulicos por mola

Conforme o fluido entra no reservatório, a mola aumenta a taxa de compressão, pressurizando o líquido.

Além de funcionar em qualquer posição, em alguns modelos é possível trabalhar com uma pressão variável, pois a mola tem regulagem. A desvantagem é que a mola sofre fadiga.

Acumuladores hidráulicos hidropneumáticos

Os acumuladores de pressão hidropneumáticos são os mais comuns da hidráulica industrial e usam o gás comprimido como “mola”, também conferindo uma pressão variável.

Nota: o ar comprimido não pode ser utilizado para este fim, pois contém 21% de oxigênio e isso oferece um grande risco risco de explosão por conta do contato do oxigênio com o óleo. Sendo assim, o gás utilizado é o nitrogênio seco.

Dito isso, existem três tipos de acumuladores hidropneumáticos, divididos pela forma em que o gás e o líquido são separados: pistão, diafragma e bexiga.

Acumuladores de pistão, diafragma e bexiga, respectivamente.

Acumulador do tipo pistão

Neste modelo, o gás e líquido são separados através de um pistão móvel. O fluido entra com força na carcaça e, quando cheio, a pressão do gás se iguala à pressão do sistema.

Acumuladores hidropneumáticos tipo pistão são indicados para grandes volumes, pois aguentam uma maior taxa de compressão do gás (10:1).

A desvantagem é que a fricção interna gera desgaste, o que afeta a velocidade da reação.

Acumulador do tipo membrana

Acumuladores tipo membrana, também conhecidos como diafragma, são utilizados para volumes menores, onde a taxa de compressão do gás pode chegar até 8:1.

Ao invés de um pistão, esse modelo conta com uma membrana de borracha sintética ou plástico, chamada de diafragma, que separa o gás do óleo.

Acumulador de bexiga

Os acumuladores de bexiga são os mais utilizados, pois são capazes de gerar uma grande energia de saída. Se trata de uma bexiga de borracha sintética, preenchida com nitrogênio comprimido.

O fluido ao redor da bexiga está conectado com o circuito hidráulico e, quando a pressão aumenta, o acumulador puxa o fluido e o gás é comprimido. Assim, as principais aplicações dos acumuladores de bexiga são armazenamento de energia, operação de emergência, equilíbrio de força e compensação de vazamento e volume.

A Pressuriza é uma distribuidora oficial de Acumuladores de pressão Hydac, expert em hidráulica industrial. Confira o catálogo clicando aqui.

Você também pode optar por receber um treinamento de montagem de acumuladores de pressão – mais um serviço especializado da Pressuriza para te auxiliar a ter um equipamento mais durável através das melhores práticas.

 A Pressuriza também fornece o ferramental necessário para o reparo, além das spare parts e dispositivo de enchimento e averiguação da pré-carga de nitrogênio. Entre em contato e saiba mais!

Leave a reply

Tem alguma dúvida? Fale Conosco!