Mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho levanta tema essencial à indústria
Os sistemas hidráulicos estão presentes nas mais variadas indústrias e, por utilizarem fluidos sob alta pressão para gerar força e movimento, podem representar riscos significativos para os operadores e demais funcionários que trabalham em seu entorno.
Para garantir a segurança em sistemas e equipamentos hidráulicos, é necessário implementar medidas de segurança apropriadas, como:
Válvulas monitoradas
Uma das principais funções das válvulas monitoradas é fornecer feedback em tempo real sobre o estado do fluxo, pressão, temperatura e entre outros parâmetros referentes ao fluído hidráulico (estabelecidos segundo a NR12), alertando o operador sobre possíveis falhas ou riscos de acidente, como:
- Riscos de acidentes causados por falhas no sistema hidráulico, como vazamentos, rupturas ou falhas mecânicas;
- Riscos de acidentes causados por movimentos involuntários ou descontrolados de máquinas ou equipamentos hidráulicos;
- Riscos de acidentes causados por falhas no sistema de controle da máquina ou equipamento hidráulico;
- Riscos de acidentes causados por sobrecarga ou excesso de pressão no sistema hidráulico, e
- Riscos de acidentes causados por operações inadequadas ou falhas humanas.
Veja também: Seu equipamento corre o risco de explodir – saiba o motivo
Elas atuam como uma camada adicional de segurança, complementando o sistema de sensores, nunca os substituindo. Uma função importante desse componente é interromper automaticamente o fluxo do fluído hidráulico em situações de emergência, além de poderem ser integradas a sistemas de segurança mais amplos, como dispositivos de parada de emergência (e-stop), sistemas de bloqueio mecânico e entre outros.
Blocos de segurança
Este componente é projetado para evitar que uma máquina seja colocada em funcionamento acidentalmente ou que sua operação continue em caso de falhas ou anomalias no sistema.
O funcionamento deste dispositivo depende do tipo de operação, máquina e nível de segurança exigido. Portanto, o bloco de segurança não só pode ser posicionado em diferentes locais estratégicos como também pode contar com diversos tipos de elementos, como:
– Chaves de segurança;
– Luzes indicadoras;
– Botões de emergência;
– Dispositivos de travamento mecânico;
– Circuitos elétricos de segurança, entre outros.
A Hydac produz blocos de segurança com válvulas monitoradas, disponíveis a atender diferentes necessidades:
- Novas aplicações: blocos de segurança projetados para fabricantes de máquinas ou em situações onde o cliente precisa alterar o circuito original.
- Retrofiting: blocos de segurança projetados para adequar sistemas hidráulicos existentes à NR 12
- Série ELM: projetados para atender prensas hidráulicas de grande porte
- Série Economy: ?
- Série Especiais: ?
Filtro hidráulico Stat-X® Hydac
Ao passar por um elemento filtrante hidráulico ou de óleo lubrificante convencional, o óleo hidráulico de baixa condutividade acaba gerando uma carga eletrostática muito alta, que, se não controlada, será liberada na forma de descarga elétrica.
Ou seja: podem ocorrer faíscas em diversos locais do sistema, ocasionando:
- Dano ou bloqueio em elementos filtrantes;
- Maior degradação do óleo, gerando produtos como o verniz;
- Desgaste acelerado dos componentes;
- Aumento da frequência de trocas de óleo, e
- Deflagração (explosão) no tanque e filtros de respiro.
Além disso, as descargas também podem acontecer fora do sistema, oferecendo risco às pessoas.
Para resolver esta questão, primeiro, a equipe técnica da Pressuriza fará uma análise do fluido através do Fluid Care Center Hydac. Uma vez comprovada a origem do problema, será introduzido o elemento filtrante Stat-X® Hydac, capaz de reduzir ao mínimo a carga eletrostática do sistema.
Conexões de qualidade
As conexões sempre serão um ponto sensível do sistema, pois estão sujeitas ao risco de vazamento, corrosão, faísca e contaminação.
A Pressuriza trabalha com conexões Camozzi Automation, que atendem os mais rigorosos padrões de qualidade para sistemas de fluídos, gases e ar comprimido da área hospitalar e das mais diversas indústrias.
Contando com estoque a pronta entrega de conexões rápidas, super-rápidas e universais, acessórios e engates rápidos em aço inoxidável, latão e tecnopolímero, a Pressuriza ainda fornece assistência técnica para determinar a solução mais apropriada e viável, e garantir sua correta instalação.
Veja também: Pequenas conexões, grandes prejuízos
Adeque sua indústria à NR12 com a Pressuriza!
Consulte nosso time de engenheiros para identificar os elementos de segurança a serem implementados na sua operação! Além de oferecer expertise para adequar sua empresa à NR 12, a Pressuriza também é distribuidora Hydac e Camozzi Automation, referências em qualidade e durabilidade.
Leave a reply