Os acumuladores de bexiga são um dos acumuladores hidráulicos mais utilizados em sistemas industriais, por serem capazes de gerar uma grande energia de saída sem ocupar tanto espaço no sistema.
Como funciona o acumulador de bexiga?
O fluido ao redor da bexiga está conectado com o circuito hidráulico e, quando a pressão aumenta, o acumulador puxa o fluido e o gás dentro da bexiga é comprimido. Assim, as principais aplicações dos acumuladores de bexiga são armazenamento de energia, operação de emergência, equilíbrio de força e compensação de vazamento e volume.
A bexiga do acumulador de pressão está sujeita a sofrer rupturas por diferentes motivos:
– Erros na montagem do acumulador;
– Erros na pré-carga de hidrogênio
– Pressão inadequada;
– Bexiga muito antiga, entre outros.
A ruptura, por sua vez, pode resultar em diversos tipos de prejuízo, como:
– Super aquecimento do óleo do sistema, pelo fato que o moto-bomba irá trabalhar muito mais;
– Trincas na estrutura do sistema, uma vez que o acumulador também tem a função de absorver impactos;
– Aumento no consumo de energia elétrica, e
– Perda de rendimento do processo.
E, por isso, é essencial criar uma rotina de inspeção e manutenção preventiva.
Entretanto, a rotina de verificar a pressão do sistema hidráulico através de manômetros, além de demorada e extremamente manual, é imprecisa, pois está sujeita à interferência de diferentes partes do sistema, não deixando claro se a bexiga está rompida. Somando o tempo gasto nas inspeções ao tempo parado de máquina, temos como resultado um enorme prejuízo.
Como forma de garantir o correto funcionamento dos acumuladores de bexiga e minimizar os impactos desse “cuidado”, a HYDAC desenvolveu o Bladder Integrity System (BIS), que significa Sistema de Integridade da Bexiga.
Para quê serve o Bladder Integrity System (BIS)?
O BIS se trata de um sensor de identificação de rupturas da bexiga, e consiste em três elementos:
– Bexiga com sensor BIS;
– Bloco adaptador, e
– Transdutor eletrônico de sinal.
Além de monitorar a pressão e temperatura, este sensor é capaz de identificar a presença de fluído na bexiga, emitindo imediatamente um sinal de alerta.
Assim, você tem o controle em tempo real do sistema, ganhando tempo hábil para realizar manutenções mais precisas e rápidas.
O cliente pode optar por introduzir este equipamento em um acumulador existente ou adquirir um acumulador de pressão novo já com o sistema embutido.
Veja também: Acumuladores de pressão – antes de trocar, você pode consertar
A Pressuriza é uma distribuidora oficial de Acumuladores de pressão Hydac, expert em hidráulica industrial. Confira o catálogo clicando aqui.
Além de realizar o serviço de manutenção, você também pode optar por receber um treinamento de montagem de acumuladores de pressão – mais um serviço especializado da Pressuriza para te auxiliar a ter um equipamento mais durável através das melhores práticas.
A Pressuriza também fornece o ferramental necessário para o reparo, além das spare parts e dispositivo de enchimento e averiguação da pré-carga de nitrogênio. Entre em contato e saiba mais!
Leave a reply