Seu maquinário industrial apresenta resíduos de combustão do óleo, elementos filtrantes destruídos e até mesmo componentes eletrônicos do sistema hidráulico falhando? Estes podem ser sinais de que você possui um problema de condutividade elétrica no sistema hidráulico.
A indústria tem evoluido muito no quesito sustentabilidade, porém, ao fazer substituições ecologicamente corretas, muitas vezes é necessário analisar e adaptar o sistema, para garantir um desempenho igual ou superior.
Por conta da evolução dos óleos hidráulicos rumo à sustentabilidade ambiental, elementos como o zinco e o enxofre estão caindo em desuso.
Apesar de ecológicos, os aditivos sintéticos isentos de zinco acabam diminuindo a condutividade elétrica do óleo – o que pode causar uma série de problemas.
Ao passar por um elemento filtrante hidráulico ou de óleo lubrificante convencional, o óleo hidráulico de baixa condutividade acaba gerando uma carga eletrostática muito alta, que, se não controlada, será liberada na forma de descarga elétrica.
Ou seja: podem ocorrer faíscas em diversos locais do sistema, ocasionando:
- Dano ou bloqueio em elementos filtrantes;
- Maior degradação do óleo, gerando produtos como o verniz;
- Desgaste acelerado dos componentes;
- Aumento da frequência de trocas de óleo, e
- Deflagração (explosão) no tanque e filtros de respiro.
Além disso, as descargas também podem acontecer fora do sistema, oferecendo risco às pessoas.
Agora, vamos resolver essa questão?
Primeiro, a equipe técnica da Pressuriza fará uma análise do fluido através do Fluid Care Center Hydac. Uma vez comprovada a origem do problema, será introduzido o elemento filtrante Stat-X® Hydac, capaz de reduzir ao mínimo a carga eletrostática do sistema.

Aumente a disponibilidade do sistema, a segurança da máquina e a otimização de custos com a tecnologia de filtros HYDAC.
Entre em contato e enviaremos nossos engenheiros para avaliar o seu caso!
Leave a reply